domingo, 30 de outubro de 2011
terça-feira, 8 de março de 2011
Ferramentas & Dispositivos
Muitas pessoas veem os trabalhos que faço e até acham que é algo fácil de fazer, não que eu seja um expert, na verdade estou só no começo do meu aprendizado, mas, eu até acredito que seja pelo fato de que, quando você ve um isntrumento em uma loja, sabe que houve um processo industrial por traz para fazer com que aquele instrumento tivesse aquela aparência, aquela cor, aqueles detalhes.
E quando se depara com alguém que fez algo similar, acha que não existe segredo, que " se ele pode, eu também posso", é ... nem sempre as coisas são como se parecem.
Pra desvendar um pouco esse mito vou postar algumas fotos de ferramentas que utilizo na fabricação e manutenção das guitarras, são ferramentas accessíveis à todos e facilmente encontradas em casa de ferramentas.
As ferramentas podem ser do tipo manuais, elétrica ou até eletrônicas.
Aqui vou postar algumas fotos de ferramentas que utilizo, existem outras como limas diversas, martelos, fitas adesivas, colas, prendedores, chaves de aperto, etc, são ferramentas mais usuais que as pessoas ja conhecem e que são de uso comum.
Um detalhe muito importante, talvez o mais importante ...
O aprendizado é a maior ferramenta de todas, não basta ser dono da loja de ferramentas se não soubermos utilizá-las de maneira adequada e com segurança.
Este grupo de ferramentas são praticamenta para controle de medidas
*Trena, esquadro, paquímetro (200 e 300 mm), nível e régua de aço
* Serrote e lima para trastes; lixador de trastes e gabarito
de raios para escala
*Tupia de bancada; micro retífica; furadeira de bancada
Dispositivos diversos ...
Como ja comentei os dispositivos são parte essencial para a execução dos trabalhos, alguns podem ser adquiridos em lojas, outros você terá que criar usando a sua imaginação.
Os dispositivos assumem diversas formas e finalidades, mas em resumo quando se fala em dispositivos, imaginamos algo que facilite o trabalho, que atenda a necessidade, que seja seguro e que possa ser utilizado várias vezes de modo que se possa repetir o mesmo trabalho com exatidão e reptibilidade.
Abaixo alguns tipos de dispositivos...
* Base para micro retífica (simula o trabalho de uma tupia de mesa para trabalhos mais leves e delicados)
Gabaritos tambémse enquadram perfeitamente nestes trabalhos
* Gabarito de acrílico para definir o contorno do shape de uma guitarra
domingo, 23 de janeiro de 2011
Guitarra Benson
Oi pessoal, entao pra finalizar este post, vou colocar as fotos dessa guitarra com os detalhes das modificações e as fotos finais após a montagem dos novos componentes.
Na verdade estava à procura de uma Les Paul, usada e barata para fazer uma reforma e tentar vendê-la posteriormente e ai eu tropecei nessa guitarra que pelas fotos me chamou a atenção.
A pessoa que me vendeu me informou que a guitarra estava praticamente nova , apesar do anuncio estar como usado e de fato ela não mentiu.
Antes
Os captadores, como disse comprei no e-bay e montei uma capa cromada, esses captadores sao de alto ganho, eles nao falam , simplesmente gritam!!
Montagem das capas cromadas
Os trastes foram retificados e polidos
Proteção da escala
O escudo eu fiz em casa a partir de uma folha de acrílico preto de 2 mm.
As mudancas propostas estao no corpo da primeira parte do post, entao vou colocar as fotos para comparação do "ANTES" e "DEPOIS".
Antes
Depois
Aposto que quase ninguem ouviu falar dessa marca né (rs),pois é nem eu, até adquirir a própria.
Pesquisei nos foruns da net, e o que consegui achar é que a marca é nova no nosso mercado, vem da China, mas nada com muito detalhe, algumas comparações com outras marcas, nem um filme, nem um comentário mais significativo.
Depois
Na verdade estava à procura de uma Les Paul, usada e barata para fazer uma reforma e tentar vendê-la posteriormente e ai eu tropecei nessa guitarra que pelas fotos me chamou a atenção.
A pessoa que me vendeu me informou que a guitarra estava praticamente nova , apesar do anuncio estar como usado e de fato ela não mentiu.
Muita expectativa pra receber a bendita que veio do interior de São Paulo.
Antes
Depois
À primeira vista, o que me chamou muito a atenção foi o acabamento, bem feito mesmo, apesar que ao retirar as molduras pude ver alguns defeitos de acabamento próximo ao captador da ponte que a moldura original escondia.
Ansiedade pra ouvir o som dela ... que demostrou ser um som básico nada de muitas surpresas , e com pouco sustain. Os captadores não são tão ruins para uma guitarra de quase R$ 400, feita na China, com madeira de basswood para o corpo, maple no braço (colado) e escala de jacarandá.
Apesar do friso ser creme, que ficou bem legal no shape bem delineado e bem acabado, mas não curti a cor creme do escudo e das molduras dos captadores.
Como a idéia inicial era justamente fazer uma reforma / mudança, então mãos à obra ...
Conversando com o meu amigo Henry, comentei a respeito da madeira do corpo, que pra uma Les Paul, o fato de ser do tipo basswood não iria me dar um som típico de uma LP, então ele me sugeriu trocar os captadores originais por outros de maior ganho.
O escudo de cor creme e as molduras resolvi trocar tambem e depois comprar um cordal, pois o que veio está meio riscado.
Bem, definido o que vou mudar comecei pelo captador. Comprei um par de capas cromadas sem furos para humbuckers e no mesmo site resolvi apostar em um dos captadores do tipo hand made que a loja oferecia à um preço bem convidativo (US$ 39 - o par), um captador de alto ganho com imãs em formato de barra.
Pesquisando no Youtube, vi alguns videos de pessoas que utilizaram essa marca de captadores (Dragonfire) e fiquei bem impressionado pela relação custo / benefício, mas não consegui ver nenhum vídeo utilizando o modelo que comprei.
Fiz as molduras dos captadores à laser em acrílico preto.
Ontem resolvi enfiar a mão na massa e começar a transformação da guitarra.
Preparei as molduras dos captadores, montei os captadores nas capas e comecei a fazer a instalação.
Comecei pelo captador do braço e deu tudo certo, quando fui montar o captador da ponte, não funcionava, eu simplesmente não acreditava, tinha testado a guitarra antes de começar a isntalação e estava tudo ok, simplesmente foi punk !!!
Pra resumir a estória, fiz vários testes e identifiquei que o potenciômetro de volúme do captador da ponte ficou danificado, aproveitei e coloquei uma chave nova preta (pra variar, quase tudo preto rs).
Hoje resolvi fazer mais sujeira e fiz o escudo, faltando somente dar acabamento, esse eu fiz na mão mesmo!!
Amanhã vou à caça de uns potenciômetros pra finalizar ainda amanhã esta guitarra.
Tenho algumas fotos dos detalhes do "DEPOIS", mas vou postar quando tiver tudo terminado, as fotos do post são fotos da própria como eu a recebi.
Infelizmente não gravei coisa alguma com os captadores originais, mas com certeza colocarei um video com a configuração final.
Grato
Assinar:
Postagens (Atom)