domingo, 23 de janeiro de 2011

Guitarra Benson

Oi pessoal, entao pra finalizar este post, vou colocar as fotos dessa guitarra com os detalhes das modificações e as fotos finais após a montagem dos novos componentes.

Os captadores, como disse comprei no e-bay e montei uma capa cromada, esses captadores sao de alto ganho, eles nao falam , simplesmente gritam!!

Capa + captador

Montagem das capas cromadas

Entra em cena a moldura de acrilico preto, feito a laser


Os trastes foram retificados e polidos

Proteção da escala

Bloco lixador
Escala lixada

Escala polida


O escudo eu fiz em casa a partir de uma folha de acrílico preto de 2 mm.

As mudancas propostas estao no corpo da primeira parte do post, entao vou colocar as fotos para comparação do "ANTES" e "DEPOIS".

Antes

Depois

Aposto que quase ninguem ouviu falar dessa marca né (rs),pois é nem eu, até adquirir a própria.

Pesquisei nos foruns da net, e o que consegui achar é que a marca é nova no nosso mercado, vem da China, mas nada com muito detalhe, algumas comparações com outras marcas, nem um filme, nem um comentário mais significativo.

Antes

Depois


Na verdade estava à procura de uma Les Paul, usada e barata para fazer uma reforma e tentar vendê-la posteriormente e ai eu tropecei nessa guitarra que pelas fotos me chamou a atenção.



A pessoa que me vendeu me informou que a guitarra estava praticamente nova , apesar do anuncio estar como usado e de fato ela não mentiu.

Muita expectativa pra receber a bendita que veio do interior de São Paulo.

Antes

Depois


À primeira vista, o que me chamou muito a atenção foi o acabamento, bem feito mesmo, apesar que ao retirar as molduras pude ver alguns defeitos de acabamento próximo ao captador da ponte que a moldura original escondia.

Ansiedade pra ouvir o som dela ... que demostrou ser um som básico nada de muitas surpresas , e com pouco sustain. Os captadores não são tão ruins para uma guitarra de quase R$ 400, feita na China, com madeira de basswood para o corpo, maple no braço (colado) e escala de jacarandá.

Apesar do friso ser creme, que ficou bem legal no shape bem delineado e bem acabado, mas não curti a cor creme do escudo e das molduras dos captadores.

Como a idéia inicial era justamente fazer uma reforma / mudança, então mãos à obra ...

Conversando com o meu amigo Henry, comentei a respeito da madeira do corpo, que pra uma Les Paul, o fato de ser do tipo basswood não iria me dar um som típico de uma LP, então ele me sugeriu trocar os captadores originais por outros de maior ganho.

O escudo de cor creme e as molduras resolvi trocar tambem e depois comprar um cordal, pois o que veio está meio riscado.

Bem, definido o que vou mudar comecei pelo captador. Comprei um par de capas cromadas sem furos para humbuckers e no mesmo site resolvi apostar em um dos captadores do tipo hand made que a loja oferecia à um preço bem convidativo (US$ 39 - o par), um captador de alto ganho com imãs em formato de barra.

Pesquisando no Youtube, vi alguns videos de pessoas que utilizaram essa marca de captadores (Dragonfire) e fiquei bem impressionado pela relação custo / benefício, mas não consegui ver nenhum vídeo utilizando o modelo que comprei.

Fiz as molduras dos captadores à laser em acrílico preto.

Ontem resolvi enfiar a mão na massa e começar a transformação da guitarra.

Preparei as molduras dos captadores, montei os captadores nas capas e comecei a fazer a instalação.

Comecei pelo captador do braço e deu tudo certo, quando fui montar o captador da ponte, não funcionava, eu simplesmente não acreditava, tinha testado a guitarra antes de começar a isntalação e estava tudo ok, simplesmente foi punk !!!

Pra resumir a estória, fiz vários testes e identifiquei que o potenciômetro de volúme do captador da ponte ficou danificado, aproveitei e coloquei uma chave nova preta (pra variar, quase tudo preto rs).
Hoje resolvi fazer mais sujeira e fiz o escudo, faltando somente dar acabamento, esse eu fiz na mão mesmo!!

Amanhã vou à caça de uns potenciômetros pra finalizar ainda amanhã esta guitarra.

Tenho algumas fotos dos detalhes do "DEPOIS", mas vou postar quando tiver tudo terminado, as fotos do post são fotos da própria como eu a recebi.

Infelizmente não gravei coisa alguma com os captadores originais, mas com certeza colocarei um video com a configuração final.


Grato

7 comentários:

  1. E ai, Maurizio!!!

    Valeu pelo comentário no meu blog. Que legal que você está trabalhando. Dei umas passadas por aqui, mas não tinha novidade. De repente, varios posts e muitos projetos!
    Parabéns.
    Quero fotos, muitas fotos. Dos dispositivos também.

    Abraço,

    Herbert.

    ResponderExcluir
  2. manda bala Maurizio...manda bala...blog t´pa ficando bem legals....

    ResponderExcluir
  3. Cara eu comprei essa guitarra e gostei muito dela! O que mais me agradou é o fato de ela ter um formato bem tradicional, de Les Paul mesmo, sem traços personalizados, etc...
    Realmente é uma guitarra de baixo custo, mas me impressionou bastante! Pretendo trocar os captadores da minha também, pra obter um timbre melhor.
    Legal a matéria, falow!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan, bom dia, obrigado pelo comentario e por ter visitado o site. Peço desculpas pois faz tempo que não acesso o blog, ele esteve desativado por muito tempo e este ano vou reativa-lo com muitas novidades.Acessei hj porque um conhecido meu queria ver mais detalhes dessa guita e passei o link, mas confesso que se for vende-la vou sentior falta pq ela e bem confortavel e tem uma pegada bem legal, alem de ser leve tambem! Grande abraço Juan!!!

      Excluir
  4. Tenho uma Telecaster Benson (Nemesis) com corpo em ash (3 peças), braço em maple 1 peça (o head é idêntico a uma telecaster Fender) e caps Wilkinson muito mais que apenas honestos, que é invejada por muitos colegas músicos. Paguei R$ 750, nova! Só uma pergunta: tenho uma rara Giannini AE014 e estou precisando de uns caps HB em barras iguais a estes que vc comprou no e-bay. Sabe a marca e especificações dele? []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, antes de mais nada me desculpa tanta demora pela resposta. Faz muito tempo que nao atualizo o blog mas esse ano tenho muitas novidades e vou reativa-lo. Respondendo a sua pergunta, espero que nao seja tarde demais rs, o nome dos pickups e Dragonfire, segue o link onde comprei...
      http://dragonfireguitars.com/
      Um detalhe, esses captadores tem um ganho muito alto, entao se a guitarra nao tem isolacao eletrica vai precisar porque com certeza vai aparecer o ruido de "HUM". DEsculpe mais uma vez e obrigado pelo comentario!! Grande abraço!

      Excluir